Usuário:

Senha:

Lembrar dados?

Fórum By Marina: Tutorial - Como fazer um fórum - Fórum By Marina

Ir para

• (18 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

Tutorial - Como fazer um fórum

#1 Membro offline   Arthur 

• Things that people do when they are free...
  • Ícone
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 24/06/2004
Pontos: 0
Excellent

Postou 25 junho 2004 - 10:54

Olá mais uma vez!

Para aqueles que desejam fazer um fórum para seu site ou para conversar com seus amigos e não têm a mínima idéia de como fazê-lo, esse pode ser um bom lugar para começar.

Os tipos de fóruns pelos quais você pode optar

Há 2 fóruns que são os mais usados na net, o Invision Board e o phpBB. Este fórum em que você está é feito no Invision, mas existem vários exemplos de ambos os tipos (para identificar o tipo, basta ver o Copyright localizado embaixo dos fóruns). Há mais um terceiro que eu indico para fóruns de sites não-profissionais e que é muito simples de se fazer, o Invision Free, uma versão simplificada e com menos recursos que o Invision Board.

Então, se você está pensando em fazer um fórum para os amigos que não requeira muitos recursos, opte pelo Invision Free (seu principal defeito é não ter tradução), não é necessária hospedagem nem qualquer conhecimento de FTP ou outros, apenas considero necessário saber inglês mais ou menos e ter experiência em fóruns (como usuário ou moderador). http://www.invisionfree.com

Se você já tem alguma noção básica sobre FTP e sobre internet, opte por phpBB. Infelizmente, eu não domino o Invision Board o suficiente para ensinar a usá-lo. Para este, você terá que arranjar hospedagem de PHP com suporte a MySQL, e, dependendo do número de usuários do fórum, muito bandwith (largura da banda). O site do phpBB é http://www.phpbb.com.

A partir daqui, o tutorial se divide para quem escolheu Invision Free ou phpBB.

Escolhi Invision Free

Entre no site da Invision Free. Clique em 'Register'. Complete os campos requeridos e registre.

Pronto! Seu fórum foi criado. Provavelmente o endereço será: http://s8.invisionfr...uario/index.php
Mas você pode encurtá-lo com serviços de redirecionamento como o CJB.net.

Agora você já pode começar a criar as categorias e áreas do seu fórum. Para isso, logue-se, clique em 'Admin CP'. Vou caracterizar o que se encontra em cada link, mas aos poucos você vai familiarizando-se com eles.

· ACP Home - Página inicial do Admin CP
· Board Home - Página inicial do seu fórum
· Account Info - Informações da sua conta no Invision Free
· File Manager - Controle de todos os arquivos armazenados na sua conta
· Board Directory - Detalhes sobre seu fórum que aparecerão no diretório do Invision Free
· InvisionFree Forum - Fórum do Invision Free (útil para dúvidas, em inglês)
· Terms of Service - Termos de utilização do Invision Free
· Support Ticket - Tiquetes de suporte
· Ad Removal - Remoção (paga)
· General Configuration - Configurações gerais do seu fórum (importante verificar e modificar de acordo com suas preferências)
· Security & Privacy - Segurança, privacidade, restrições (importante)
· Topics, Posts & Polls - Configurações sobre tópicos, posts e enquetes (recomendável modificar conforme suas preferências)
· User Profiles - Configurações dos perfis dos usuários (recomendável)
· Date & Time Formats - Configurações de formatos de hora e data
· PM Set up - Configurações das mensagens privadas
· Board on/off - Colocar seu fórum on/off -line
· Calendar/Birthday - Configurações do calendário do fórum
· Board Guidelines - Regras do fórum
· Warning Set-up - Configurações de Warn (alerta)
· IPDynamic Lite Set-up - Para a criação de uma página inicial para o fórum, um tipo de "portal"
· New Category - Criação de categoria (seção)
· New Forum - Criação de fórum (área, fica dentro da categoria)
· Manage Forums - Controle dos fóruns e categorias
· Permission Masks - Controle das máscaras de permissão
· Re-Order Forums - Trocar a ordem dos fóruns e das categorias (um aparecer abaixo de outro e vice-versa)
· Moderators - Controle e informação dos moderadores
· Topic Multi-Moderation - Tópico com mais de um moderador
· Pre-Register - Registrar um novo usuário
· Find/Edit/Suspend User - Editar usuário (você pode transformar um usuário em moderador ou administrador por aqui).
· Delete User(s) - Deletar usuário
· Ban Settings - Controle de usuários banidos
· User Title/Ranks - Controle dos ranks/titles/pips do fórum
· Manage User Groups - Controle dos grupos de usuário (Administradores, Moderadores, Usuários, etc.)
· Bulk Email Members - Mandar um e-mail igual pra todos os membros de um certo grupo (usuários, moderadores, etc.)
· List Suspended Users - Lista de usuários suspensos
· Manage Validating - Controle de usuários esperando confirmação para registro
· Manage Word Filters - Controle dos filtros de palavras
· Manage Emoticons - Controle das emoticons (as populares "carinhas";))
· Recount Statistics - Recontar estatísticas do fórum
· Board Wrappers - Para inserir códigos dentro do código-fonte do fórum (não é possível alterar o código-fonte original, apenas incrementá-lo)
· Images - Para alterar as imagens do fórum (logo, botões, etc.), útil para mudança de template
· Manage Style Sheets - Códigos do template, em CSS...é onde se modifica o template

Os outros não são necessários. Bom, eu acho que a partir disso você já pode ter uma boa idéia de como usar o Invision Free. Se souber inglês e tiver experiência com fóruns, não terá grandes dificuldades. Qualquer dúvida, pode postar aqui que eu respondo como possível.

Escolhi o phpBB2

Para este, vou colocar um tutorial já pronto e muito simples.

[Tutorial] Como instalar o phpBB

1. Introdução
Segundo o próprio site, phpBB é um sistema de fórum de código aberto muito poderoso e totalmente configurável. Possui uma interface amigável simples e direta através do painel de controle. Baseado na poderosa linguagem PHP e utilizando uma variedade de bancos de dados a sua escolha, phpBB é a solução ideal para todos os websites.

Trocando em miúdos, este fórum é o mais poderoso, comum e conseqüentemente famoso da web sendo utilizado em vários sites grandes como por exemplo o guia do hardware, entre muitos outros. Por esse motivo acaba sendo a opção mais lógica para quem quer instalar um fórum em seu website. A seguir iremos dar uma explicação completa de como e onde você pode instalar seu próprio fórum.

A primeira coisa que você deve ter em mente são os requerimentos do sistema. Um sistema de fórum exige um servidor com suporte a linguagem server-side, no caso específico do phpBB essa linguagem é o php, por isso verifique se seu host oferece este serviço. Outro requerimento importante é o suporte a banco de dados. O phpBB oferece suporte a diversos tipos de bancos de dados sendo o mais comum e o com melhor performance o mysql. Neste tutorial também iremos ensinar a instalação em servidores gratuitos, por isso mesmo que você não hospede seu site em um host pago, ainda assim poderá usá-lo.

2. Servidores gratuitos
A seguir uma lista de hosts(servidores) gratuitos com suporte a php+mysql, para se cadastrar basta entrar nos sites abaixo e procurar pelo formulário de cadastro. Caso seja perguntado, indique que você quer usar um banco de dados.

http://www.megawebspace.co.uk/ (indicado)
http://www.miarroba.com/ (indicado)
http://www.tripod.lycos.co.uk/
http://www.tripod.lycos.es/
http://www.host.sk/
http://www.coolfreepages.com/

3. Baixando os arquivos do fórum
O site do fórum é http://www.phpbb.com/ . Entrando na seção de downloads iremos encontrar vários arquivos. Os necessários iremos listar a seguir:

phpBB 2.0.8a [ Full Package ]
Language Pack [ Português Brasil ]
Sub Silver images [ Português Brasil ]

O primeiro é o script do fórum em si contendo os arquivos necessários ao funcionamento, o segundo é o pacote com arquivos traduzidos para o português do Brasil, enquanto que o terceiro são as imagens do fórum (responder, novo tópico) também traduzidas para o português. Elas são necessárias apenas caso você queira seu fórum em português, caso contrário ele funcionará com a linguagem padrão que é o inglês.

4. Montando o fórum
Caso você não queira traduzir seu fórum, execute apenas o primeiro passo ignorando os dois últimos.

1. Primeiro de tudo extraia o arquivo principal do fórum (phpBB-2.0.2.zip). Mantenha a hierarquia das pastas e arquivos senão o fórum não funcionará.
2. Após isso extraia o segundo arquivo (lang_portuguese_brazil.zip), ele irá criar uma pasta chamada lang_portuguese_brazil, mova essa pasta para dentro da pasta language.
3. Agora extraia o último arquivo (subSilver_portuguese_brazil.zip), ele irá criar uma pasta chamada subSilver, mova essa pasta para dentro da pasta templates, substituindo se necessário. Pronto seu fórum já está montado.

5. Instalação
5.1. Faça o upload de todos os arquivos acima extraídos para seu servidor, sempre mantendo a hierarquia de pastas. Isso deverá demorar um bom tempo já que o fórum é bem grande (1,90 MB) por isso tenha paciência. Verifique também se você tem espaço suficiente no seu host.
5.2. Caso seu servidor seja Unix, procure pelo arquivo config.php e modifique sua permissão para escrita(chmod 777)
5.3. Após isso, abra seu navegador e digite o endereço correspondente a instalação do fórum, normalmente
http://www.seusite.com.br/phpBB2/ ou
http://www.seusite.com.br/forum/.
Caso tudo tenha corrido normalmente você verá uma tela como a seguinte:
Imagem
5.4. A seguir vamos explicar passo-a-passo cada uma das configurações necessárias:

Default board language: Essa opção define a linguagem padrão do fórum. Caso você tenha instalado os pacotes para o português você terá a opção English e Portuguese[Brazil], escolha a que você preferir.
Database Type: Aqui você define o tipo de banco de dados que será usado na instalação. Caso você tenha escolhido qualquer dos hosts gratuitos citados nesse tutorial, deixe a opção como está, ou seja, mysql 3.x. Caso este não seja seu caso escolha o correto. Leve em conta que mysql é o mais comum e provavelmente é esse que você possui.
Choose your installation method: Método de instalação. Pode ser install ou upgrade, deixe como install

Database Server Hostname / DSN: Este é o endereço do seu banco de dados. Na maioria das vezes esse endereço é apenas "Localhost"(sem aspas), no entanto seu host pode ter uma configuração diferente. consulte o suporte do seu host para confirmar essa informação.
Your Database Name: É o nome de seu banco dados. Novamente consulte o suporte para confirmar este endereço.
Database Username: O nome do usuário do banco de dados. Consulte o suporte para obter essa informação
Database Password: A senha para acesso ao banco de dados. Consulte o suporte para obter essa informação
Prefix for tables in database: O prefixo das tabelas no banco de dados. Nenhuma modificação é necessária

Admin Email Address: O e-mail do administrador do fórum. Insira seu endereço de e-mail mais usado aqui.
Domain Name: O nome completo do domínio. Por exemplo se seu site é http://www.meusite.com.br, o domínio será www.meusite.com.br, sem o http:// na frente. Normalmente essa informação é inserida automaticamente pelo fórum e nenhuma modificação é necessária.
Server Port: A porta onde seu servidor está instalado. O padrão é 80. Provavelmente você não precisará modificar essa configuração.
Script path: A pasta onde o fórum foi instalado. Essa informação normalmente é inserida automaticamente pelo fórum, caso contrário complete-o. Se você instalou o fórum da maneira indicada neste tutorial, a pasta de instalação será /phpBB2/
Administrator Username: Nome de usuário do administrador. Será útil para posteriormente você entrar na área de administração do seu fórum. Você pode escolher o nome que quiser, mas tome cuidado para se lembrar depois.
Administrator Password: Senha do administrador. Você pode escolher a senha que quiser, mas tome cuidado para se lembrar depois.
Administrator Password [ Confirm ]: Apenas repita a senha digitada acima aqui.

Após completar com todas as informações, clique no botão start install.

A seguinte mensagem aparecerá na página seguinte:
Please ensure both the install/ and contrib/ directories are deleted

Basta apagar as pastas install/ e contrib/ do diretório raiz pelo seu cliente de FTP.

Se tudo correr bem você verá a página principal do Fórum. Logue-se, entre no Painel de Administração e configure o Fórum como quiser, acrescentando Categorias e Fóruns, Moderadores e o que mais você quiser.

Tutorial retirado do Suporte PHP, por SlaiD

Bom, por enquanto, era isso. Vou tentar aprender a mexer com o Invision Board também, e colocarei a continuação do tutorial. Para mais detalhes em algum passo ou qualquer dúvida ou dificuldade, poste aqui.

Vlw galera!
Era isso,
Arthur

// http://www.templates...m...ct=SF&f=102
Doesn't matter. They are all equal now.
0

#2 Guest_*Tety**

• Grupo: Visitantes

Ícone  Postou 25 junho 2004 - 11:53

Nossa...valeu Arthur...eu tava pensando em fazer um fórum mesmo...foi de grande ajuda!!!Valeu!!!
Um grande beijo http://www.templatesbymarina.com/forum_tbm/public/style_emoticons/default/heart.gif ,
0

#3 Membro offline   Lead Crow 

• Yaoi-oi A_A~
  • Ícone
  • Cadastrado: 21/06/2004
Excellent

Postou 26 junho 2004 - 04:48

acabei de fazer um forum no invision free, sem esse tutorial não saberia como...
mas eu não consigo mudar a imagem do logo, então vou deixar ela mesma...
e como é que eu faço para aparecer as categorias no meu forum, e os tópicos também? ;)

Este post foi editado por Lead Crow: 26 junho 2004 - 05:11

blog||msn||e-mail

Lead Crow >> fundadora do movimento:"we hate the summer!"
Lead Crow >> Membro oficial do movimento "É proibido falar aXiM"
faço parte da SENTA! (Sociedade Empírica de Nerds Tarados por Animes)

no imgns na sign xD depois eu ponho i.i
0

#4 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 26 junho 2004 - 11:30

Lead Crow, em 26.06.04 - 01:48 PM, disse:

acabei de fazer um forum no invision free, sem esse tutorial não saberia como...
mas eu não consigo mudar a imagem do logo, então vou deixar ela mesma...
e como é que eu faço para aparecer as categorias no meu forum, e os tópicos também? ;)

Você tem que criar as categorias e fóruns em New Category e New Forum no Admin CP.

Caso você já tenha feito isso, e mesmo assim não tenha funcionado, faça o seguinte:

1°. Entre no Admin CP;
2°. Clique em Manage Forums;
3°. Na categoria, clique em Edit;
4°. Certifique-se de que esteja selecionado 'Visible' na Category State;
5°. Volte para Manage Forums;
6°. Numa dos fóruns dentro das categorias, clique em 'Permissions', e selecione todos os quadros.

Repita o processo em todos os fóruns que você criou. Quando for criar outros, você verá essa tabela de seleção de Permissions, e deverá selecionar todos também.
0

#5 Membro offline   Lead Crow 

• Yaoi-oi A_A~
  • Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 02:03

Arthur, em 26.06.04 - 08:30 PM, disse:

Você tem que criar as categorias e fóruns em New Category e New Forum no Admin CP.

Caso você já tenha feito isso, e mesmo assim não tenha funcionado, faça o seguinte:

1°. Entre no Admin CP;
6°. Numa dos fóruns dentro das categorias, clique em 'Permissions', e selecione todos os quadros.

Repita o processo em todos os fóruns que você criou. Quando for criar outros, você verá essa tabela de seleção de Permissions, e deverá selecionar todos também.

aaaaaaaahh, valeu, agora está aparecendo, quanto a imagem, eu postei ela no meu blog, depois fui colocar o endereço da imagem e não aparece, tem outro jeito de eu colocar um imagem?
blog||msn||e-mail

0

#6 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 04:29

Lead Crow, em 26.06.04 - 11:03 PM, disse:

Arthur, em 26.06.04 - 08:30 PM, disse:

1°. Entre no Admin CP;

aaaaaaaahh, valeu, agora está aparecendo, quanto a imagem, eu postei ela no meu blog, depois fui colocar o endereço da imagem e não aparece, tem outro jeito de eu colocar um imagem?

Pra trocar a imagem do logo, vai em Images, e troca a URL do primeiro quadro textarea que tiver ali pela URL do seu logo.
0

#7 Guest_Rafael Almeida*

Postou 27 junho 2004 - 11:03

Quero traduzir meu fórum, como fazo isso??? Socorro!!!
0

#8 Membro offline   Lead Crow 

• Yaoi-oi A_A~
  • Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 12:47

Arthur, em 27.06.04 - 01:29 AM, disse:

Pra trocar a imagem do logo, vai em Images, e troca a URL do primeiro quadro textarea que tiver ali pela URL do seu logo.

eu já fiz isso, mas não aparece a imagem, sabe quando fica um quadrado bem grande do tamanho da imagem, com um x no canto? então, é isso!
então, eu já sou cadastrada no miarroba, e dá para fazer um site sem pagar nada?

Este post foi editado por Lead Crow: 27 junho 2004 - 12:48

blog||msn||e-mail

0

#9 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 01:38

Lead Crow, em 27.06.04 - 09:47 AM, disse:

Arthur, em 27.06.04 - 01:29 AM, disse:

eu já fiz isso, mas não aparece a imagem, sabe quando fica um quadrado bem grande do tamanho da imagem, com um x no canto? então, é isso!
então, eu já sou cadastrada no miarroba, e dá para fazer um site sem pagar nada?

Sei.

Mas pra resolver isso, você tem que hospedar a imagem em algum lugar, pode ser o miarroba. Daí, pega a URL e coloca ela lá onde eu disse (images).

Você sabe usar o miarroba? Se quiser, me adiciona no MSN: Arthur_Iswanon@hotmail.com pra trocarmos mais detalhes ;)
0

#10 Membro offline   Lead Crow 

• Yaoi-oi A_A~
  • Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 01:44

Arthur, em 27.06.04 - 10:38 AM, disse:

Sei.

Mas pra resolver isso, você tem que hospedar a imagem em algum lugar, pode ser o miarroba. Daí, pega a URL e coloca ela lá onde eu disse (images).

Você sabe usar o miarroba? Se quiser, me adiciona no MSN: Arthur_Iswanon@hotmail.com pra trocarmos mais detalhes ;)

pois é, eu não sei como usar, e meu msn, ainda não fiz o download, depois que eu reformatei... ;)
vc poderia falar aki mesmo? e mais uma dúvida, como é que eu faço para colocar o forum em portugues, e para administradore , moderadores e o resto da equipe, como eu coloco uma imagem ao invés daquele titulo administrator e o resto?

Este post foi editado por Lead Crow: 27 junho 2004 - 02:08

blog||msn||e-mail

0

#11 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 27 junho 2004 - 02:32

Lead Crow, em 27.06.04 - 10:44 AM, disse:

Arthur, em 27.06.04 - 10:38 AM, disse:

Sei.

pois é, eu não sei como usar, e meu msn, ainda não fiz o download, depois que eu reformatei... ;)
vc poderia falar aki mesmo? e mais uma dúvida, como é que eu faço para colocar o forum em portugues, e para administradore , moderadores e o resto da equipe, como eu coloco uma imagem ao invés daquele titulo administrator e o resto?

Eu vou fazer um tutorial pro miarroba.

Tenta baixar o MSN, pra eu poder dar assistência mais personalizada, ok? Assim você tira todas as dúvidas de uma vez só.
0

#12 Guest_Adriano_Spears*

Postou 28 junho 2004 - 03:11

eu colokei o meu logo no UOl e num entrou tbm!!!!!!
Tem servidor certo???
se tiver, passa a lista dos que serve!!!1
flwwww
0

#13 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 28 junho 2004 - 03:44

Adriano_Spears, em 28.06.04 - 12:11 AM, disse:

eu colokei o meu logo no UOl e num entrou tbm!!!!!!
Tem servidor certo???
se tiver, passa a lista dos que serve!!!1
flwwww

Olha, servidor gratuito sempre vai dar problema.

O que eu conheço e utilizo é o Miarroba. Mas mesmo assim, nunca cheguei a instalar um fórum em servidor gratuito sem ter qualquer falha no caminho. O ideal mesmo é usar qualquer servidor pago, mas muitas vezes isso não é necessário, embora poupe muito trabalho e aumente a qualidade do fórum na questão de agilidade e funcionalidade.

Então, o que eu posso te dizer é: se você pretende um fórum grande, não hesite em pagar hospedagem se puder. De qualquer forma, facilmente você excederá o limite de um servidor grátis caso o fórum cresça. Mas, se você quer um fórum apenas para os conhecidos, mais uma vez recomendo o Invision Free, que já está hospedado em um servidor muito ágil, e não causa falhas na maioria das vezes.
0

#14 Guest_Adriano_Spears*

Postou 29 junho 2004 - 03:40

kra, o meu forum é do invison free.....
só que eu num consigo mudar a imagem de cima, eu postei a foto no uol, vpg e nehhum entrou..
tem algum servidor certo pra kela foto de cima entrar... se tiver, fale kual..
agradeço
0

#15 Membro offline   Arthur 

• Ícone
Excellent

Postou 29 junho 2004 - 06:24

Ah bom.

Servidor certo, como eu disse, não tem. Você pode usar o servidor que quiser, mas aparentemente esse do UOL está problemático.

Eu recomendo este: www.freewebtown.com
E também o do Ubbi: www.ubbi.com.br

Este último é extremamente lento na hora de logar e fazer o FTP, além de ocorrerem muitas falhas. Não aceita PHP nem MP3, só o básico. Mas quando você consegue hospedar lá, é estável e ágil.
0

• (18 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)